Estado registra 11.100 óbitos desde o início da pandemia, com médico infectologista alertando sobre a importância da vacinação de gestantes para proteger bebês.
Corumbá, MS – Bebê de apenas 2 meses, que não apresentava comorbidades, é mais uma vítima da Covid-19. O caso foi notificado em 21 de setembro, e a criança veio a óbito no dia seguinte. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou essa triste ocorrência na terça-feira (26), junto com outros quatro óbitos relacionados à doença, por meio do boletim epidemiológico.
Este bebê se torna a vítima mais jovem da Covid-19 no estado, que já registra um total de 11.100 óbitos desde o início da pandemia em 2020. Em 2023, Mato Grosso do Sul confirmou mais 108 casos de contaminação, totalizando 616.529 casos no estado.
Entre as demais vítimas do vírus, encontram-se dois idosos de 87 e 92 anos, residentes em Ivinhema e Paranhos, respectivamente, bem como uma idosa de 82 anos, da cidade de Três Lagoas. Todos eles possuíam comorbidades, como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular.
O médico infectologista e especialista da Fiocruz, Julio Croda, destacou a importância da vacinação de gestantes a partir da vigésima semana de gravidez. Segundo ele, essa medida pode proporcionar proteção aos bebês até os seis meses de vida, idade a partir da qual eles podem receber a vacina contra a Covid-19.
“Essa mãe, que é vacinada após a vigésima semana, gera anticorpos para seu bebê durante os primeiros seis meses”, explicou o especialista em entrevista ao Correio do Estado.
A vacinação contra a Covid-19 já está disponível para bebês a partir dos seis meses de idade em Mato Grosso do Sul. A SES reforça a recomendação para que todos os grupos prioritários e a população em geral procurem os postos de saúde para se imunizar, contribuindo para a proteção individual e coletiva contra o vírus. A tragédia envolvendo o bebê de 2 meses serve como um alerta sobre a importância de seguir as medidas de prevenção e vacinação para combater a Covid-19.