Na última semana, Mato Grosso do Sul registrou um aumento preocupante nos casos de Covid-19, com 198 novos casos registrados e 12 óbitos devido à doença. Os dados alarmantes foram apresentados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (10).
De acordo com o boletim epidemiológico, a propagação do coronavírus afetou 35 municípios do Estado nos últimos sete dias, destacando a capital, Campo Grande, como o epicentro da pandemia, com 44 notificações. Chapadão do Sul (16), Itaporã (15), Dourados (13), Vicentina (13), Ivinhema (10), Rio Negro (9), Três Lagoas (9), Mundo Novo (8) e Costa Rica (6) também contém números significativos de casos.
Outras cidades, como Bodoquena, Nova Andradina, Rio Brilhante, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Paraíso das Águas, Brasilândia, Juti, Água Clara, Amambai, Batayporã, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Ladário, Naviraí e Sidrolândia registraram-se entre 5 e 2 novas casos, enquanto os demais municípios relataram apenas uma única ocorrência.
É preocupante notar que a maioria das vítimas dos 12 óbitos ocorridos em Mato Grosso do Sul pertencem ao grupo de risco de pessoas idosas. Além de Campo Grande, as cidades de Ivinhema, Paranhos, Sonora, Corumbá, Anastácio, Aquidauana, Rio Negro, Naviraí e Ponta Porã também tiveram registros de mortes pela doença.
As autoridades na área da saúde enfatizam a importância de manter a vacinação em dia e completar o ciclo de imunização contra a Covid-19 como medida essencial para conter a propagação do vírus e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. A vigilância e a adesão às medidas de prevenção continuam sendo fundamentais para combater a pandemia.