Aumentam em 100% os atendimentos de urgência em Campo Grande, impulsionados por sintomas gastrointestinais

0

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou que os atendimentos nas unidades de urgência e emergência em Campo Grande dobraram nas últimas duas semanas, saltando de uma média de 2 mil para cerca de 4 mil por dia. O aumento significativo é principalmente de pacientes adultos que, em sua maioria, apresentam sintomas gastrointestinais, como diarreia, vômito e dor no estômago, sem sinais de doenças respiratórias.

A Sesau realiza semanalmente o monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas (MMDA) e destaca que tanto os serviços de saúde públicos quanto os privados são responsáveis por informar o número de casos registrados com sintomas de diarreia que duram até 14 dias. Comparando os dados do início do ano até 24 de agosto, houve um crescimento de 30% nos casos em Campo Grande, passando de 47.583 casos em 2023 para 62.533 casos em 2024. Durante a semana epidemiológica 34 (de 18 a 24 de agosto), o aumento foi ainda mais alarmante: 110%, com os casos subindo de 1.401 em 2023 para 2.998 em 2024.

Diante desse cenário, a Sesau orienta a população a buscar primeiramente as Unidades de Saúde da Família (USFs) antes de recorrer às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Centros Regionais de Saúde (CRSs). As USFs, além das consultas agendadas, também estão preparadas para atender demandas espontâneas, o que pode evitar a sobrecarga nas unidades de emergência e garantir um fluxo mais eficiente nos atendimentos.

.