A Assessoria Especial de Proteção e Defesa da Vida Animal está promovendo o 1º Seminário de Políticas de Proteção aos Animais em Mato Grosso do Sul. Com o lema “Conhecer para defender a vida animal”, o evento busca traçar um diagnóstico sobre a realidade em relação aos maus-tratos, saúde dos animais e infraestrutura em cada município do estado.
O engajamento é direcionado aos servidores da área de saúde, zoonoses e protetores independentes de animais. A programação inclui a apresentação do plano de governo da massa, além de oferecer oficinas e palestras.
Carlos Eduardo Rodrigues e Giovanna Graal Bassi, assessores da Assessoria Especial, destacam que o seminário é uma oportunidade não apenas de abordar a situação da saúde animal em cada município, mas também de oferecer capacitação. Será ministrado um curso de manejo e captura de animais, que não foi realizado há mais de 15 anos. Além disso, serão experimentados os avanços das políticas públicas municipais em parceria com a Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Campo Grande, bem como a questão de zoonoses e fronteiras em colaboração com a coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES) .
O 1º Seminário de Políticas Públicas de Proteção aos Animais ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, no Eco Hotel do Lago. A programação conta com diversas atividades ao longo dos dois dias.
No primeiro dia, estão previstos o credenciamento pela manhã, seguido do curso “Resgate, Contenção e Manejo de Animais”, ministrado por Roberta Dias Lima, membro voluntário da ONG Animais não têm voz. O curso abordará procedimentos específicos para cães e gatos, técnicas e práticas de resgate de animais, bem como equipamentos necessários. À tarde, haverá o curso “Manejo e Contenção de Felinos”, ministrado pela médica veterinária Ana Carolina Peroni Gomes, que abordará as peculiaridades dos felinos e técnicas de captura e transporte seguro. Em seguida, a educadora canina e adestradora Claudia Maria de Morais fará uma palestra sobre “Socialização e Adaptação Após Resgate”, tratando de cuidados e orientações para lar temporário ou definitivo.
No segundo dia, será ministrado o curso “Ações de Vigilância, Controle e Prevenção das Zoonoses no Mato Grosso do Sul”, com a doutora em Ciências Veterinárias Camile Sanches Silva. O curso abordará diversos materiais, como as leishmanioses, esporotricose, raiva e febre amarela.