Influenciado pelas festividades de fim de ano, o estado de Mato Grosso do Sul enfrenta um aumento significativo nos casos de Covid-19, registrando 1.076 confirmações em janeiro, com 15 óbitos relacionados à doença, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Na quarta semana de janeiro, foram confirmados 539 casos de Covid-19 em todo o estado, sendo 199 em Campo Grande e 39 em Rio Brilhante. Naviraí e Corumbá também registraram, respectivamente, 38 e 23 casos da doença. As mortes ocorridas na última semana envolveram indivíduos com idades entre 60 e 90 anos, todos com comorbidades. Não há informações sobre a vacinação dessas pessoas contra a Covid-19.
A SES recomenda a aplicação da dose de reforço da vacina Bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que receberam a última dose da vacina há mais de 6 meses em Mato Grosso do Sul. A ampliação da vacinação, iniciada em dezembro, segue as orientações do Ministério da Saúde.
“A vacinação é fundamental para prevenir complicações decorrentes da doença”, destaca Ana Paula Goldfinger, coordenadora de Imunização da SES.