Alertas de tempestade são emitidos em Mato Grosso do Sul devido à chuva e ventania

0

Conforme o Inmet, o Estado está sob dois alertas de tempestade. O alerta, de nível laranja, é válido para 25 cidades e indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de queda de granizo. Já o alerta de nível amarelo aponta chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), em 53 municípios do Estado.

O alerta também indica o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos.

Além da tempestade, 30 cidades de Mato Grosso do Sul seguem em alerta para onda de calor até o próximo sábado (21). O aviso indica temperaturas 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias, o que representa riscos à saúde.

O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec) também prevê altas temperaturas para esta sexta-feira, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do estado. A umidade relativa do ar deve variar entre 10% e 30%, com possibilidade de chuvas e tempestades, acompanhadas por raios, rajadas de vento e, ocasionais, queda de granizo. As regiões sul e sudeste do estado estão mais sujeitas a essas instabilidades devido ao aquecimento diurno e ao deslocamento de cavados em níveis médios da atmosfera.

Para a capital, Campo Grande, a previsão é de mínima de 23°C e máxima de 35°C. Outras cidades do estado também apresentam temperaturas elevadas, como Dourados (mínima de 22°C e máxima de 34°C), Ponta Porã e Iguatemi (inicialmente 21°C e máximas de 30°C e 32°C, respectivamente), Anaurilândia ( mínima de 21°C e máxima de 33°C), Porto Murtinho (mínima de 25°C e máxima de 36°C), Aquidauana (inicialmente 26°C e máxima de 39°C), Corumbá (com temperaturas entre 27°C). C e 40°C), Três Lagoas (mínima de 23°C e máxima de 35°C), Paranaíba (com temperaturas entre 24°C e 36°C) e Coxim (inicialmente 26°C e máxima de 42°C) .

As condições climáticas atuais exigem cautela e preparação, já que as tempestades podem causar transtornos adicionais. É importante seguir as orientações das autoridades e tomar medidas de segurança durante esse período de chuvas intensas e ventos fortes.

.