Alerta em Porto Esperança: comunidade relata prejuízos à saúde e ao meio ambiente causados pela grande circulação de carretas carregadas de minério no distrito

0

Moradores do distrito de Porto Esperança, localizado no Pantanal às margens do Rio Paraguai, entraram em contato com nossa reportagem para expressar preocupações sérias relacionadas à saúde pública e ao meio ambiente, resultantes da intensa circulação de carretas que se dirigem ao Porto da mineradora J&F para descarregar o minério que vão para as barcaças.

De acordo com relatos dos moradores, aproximadamente 80 caminhões transitam diariamente pela estrada, não apenas uma alta velocidade, mas também gerando poeira e partículas de minério que têm causado doenças respiratórias na comunidade. A situação levou os moradores a se mobilizarem, planejando um abaixo-assinado para chamar a atenção das autoridades para as questões de saúde pública e a necessidade de preservação ambiental.

O pó de minério, associado à alta velocidade das carretas, tem afetado não apenas a saúde e qualidade de vida dos residentes, mas a longo prazo pode causar danos ao meio ambiente o que justifica a preocupação com os impactos contínuos na saúde humana e no ecossistema local.

A reportagem buscou esclarecimentos junto à assessoria de imprensa da J&F, empresa responsável pela atividade mineradora na região, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. A comunidade de Porto Esperança espera que as autoridades competentes tomem medidas efetivas para solucionar esse problema antes que a situação se agrave.

A vereadora Raquel se comprometeu a apresentar requerimento no retorno dos trabalhos no legislativo pedindo explicações á empresa J&F e cobrando soluções para o problema.

.