Alerta a população -Prefeitura de Corumbá intensifica combate a SRAG com medidas preventivas

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá emitiu um alerta à população devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem sobrecarregado postos de saúde, unidades de urgência e emergência e lotado leitos de pediatria e UTI no hospital local. Diante do cenário, a pasta recomenda medidas rigorosas para conter a propagação de vírus respiratórios e proteger a comunidade.

Com base nos relatórios da coordenação de urgência e emergência e do hospital, a secretaria destaca a necessidade de ações imediatas para evitar a superlotação dos serviços de saúde. Entre as medidas estão o isolamento de sete dias para casos positivos ou sintomáticos, uso obrigatório de máscaras por pessoas com sintomas respiratórios e em locais de atendimento ao público, além de reforço na higienização das mãos e ambientes. A vacinação para grupos prioritários que ainda não se imunizaram na campanha atual também é fortemente recomendada.

Para reduzir a circulação viral, eventos que promovam aglomerações foram suspensos, exceto aqueles relacionados à saúde. As aulas em escolas públicas e privadas serão interrompidas de 29 de abril a 4 de maio de 2025, com possibilidade de prorrogação, caso necessário. A secretaria ainda orienta a busca por atendimento médico imediato em casos de dificuldade respiratória, febre persistente ou queda de saturação.

“Estamos em um momento crítico, com alta demanda nos serviços de saúde. A colaboração da população é essencial para controlarmos a disseminação desses vírus”, reforça a Secretaria de Saúde. Em caso de sintomas respiratórios, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

(Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá)

.