Agepen adquire oito toneladas de tecidos para produção de uniformes nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul

0

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) adquiriu mais de oito toneladas de tecidos em malha por meio de um projeto financiado pelo Funpes (Fundo Penitenciário Estadual). O objetivo é produzir uniformes para a população carcerária de Mato Grosso do Sul, seguindo o padrão de cores estabelecido pela instituição e já adotado em algumas unidades prisionais do estado. A produção dos uniformes será realizada em oficinas de costura instaladas nas unidades prisionais da capital e do interior, utilizando mão de obra prisional, o que gera economia aos cofres públicos.

A uniformização das vestimentas dos detentos promove igualdade e melhora a segurança, além de tornar o ambiente prisional mais limpo e higiênico, evitando o acúmulo de roupas nas celas.

“Nosso objetivo com essa padronização é otimizar a segurança e a identificação dos custodiados, ao mesmo tempo em que proporcionamos ocupação produtiva e profissionalizante, já que são os próprios internos que estarão envolvidos na confecção dos uniformes, assim como já é feito em alguns de nossos estabelecimentos penais”, destaca o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini. A aquisição dos tecidos é resultado do trabalho realizado pela Diretoria de Administração e Finanças da agência penitenciária, por meio de sua Divisão de Compras e Suprimentos, juntamente com os núcleos de Planejamento, Projetos e Convênios, Contratos e Compras. O investimento total na aquisição dos tecidos foi de R$ 487.877,32.

Conforme o projeto de produção, as oficinas que serão utilizadas foram implantadas nas prisões por meio do Procap, um programa da Secretaria Nacional de Serviços Penais voltado para a implementação de oficinas permanentes de trabalho e oferecimento de cursos de capacitação em estabelecimentos penais. Os trabalhos serão coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen.

.