Ações para alavancar o desenvolvimento econômico de Ladário são definidas em oficina de planejamento

0

Na busca por impulsionar o desenvolvimento econômico de Ladário, representantes da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS e líderes locais participaram de uma reunião realizada nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal. O encontro consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.

Na avaliação do prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, a metodologia adotada na oficina de planejamento, em parceria com o Sebrae, foi importante para ouvir as principais demandas da sociedade. “Quando ouvimos as pessoas que estão diretamente envolvidas no processo, seja no setor público ou no empreendedorismo, adquirimos uma experiência valiosa, tanto positiva quanto negativa. Essa análise nos proporciona maior segurança ao propor um plano de desenvolvimento econômico mais coerente e adequado à realidade de nosso município”, avaliou.

O prefeito também enfatizou a necessidade de fortalecer o comércio local, tornando a Avenida 14 de Março um centro comercial atrativo, incentivando os comerciantes a melhorarem os negócios e atraindo consumidores de outras localidades. “Fortalecer o comércio local é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de Ladário. Ao incentivar os moradores, comerciantes e atrair consumidores de outras localidades, estamos criando um ambiente propício para um comércio mais forte, uma gastronomia atrativa e um turismo próspero. Assim, poderemos oferecer pontos turísticos e de lazer para toda a família”, destacou o prefeito de Ladário.

No processo de construção do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ladário, foi identificada a necessidade de trabalhar áreas como educação, sustentabilidade, ambiente de negócios e tecido social. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Carlos Eduardo Cordeiro, durante as entrevistas e discussões, destacaram-se dois pilares em particular: a melhoria da autoestima da população, com ênfase no senso de pertencimento, e o fomento ao empreendedorismo, que se entrelaça à cultura e ao turismo, devido ao objetivo de aumentar a visitação em Ladário.

“No âmbito cultural, evidenciou-se o calendário de festividades de Ladário, que durante as entrevistas e discussões foi constatado que o município tem habilidade em organizar seus eventos festivos, sendo reconhecido por suas festas familiares, que englobam crianças, adultos e idosos. Dessa forma, há um sentimento de pertencimento, através da valorização da cultura, para preservar os elementos culturais presentes nas festas e impulsionar o turismo”, avaliou o consultor.

.