A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (4) a Operação Downfall, que desarticulou uma organização criminosa que utilizava mergulhadores para esconder cocaína em navios e enviar a droga à Europa. A ação cumpriu seis mandados em Mato Grosso do Sul, sendo dois em Campo Grande e quatro em Dourados. A operação resultou na prisão preventiva de 26 integrantes da organização criminosa e na apreensão de veículos, armas, drogas e joias. Foram realizadas prisões em flagrante e cumpridos mandados de busca e apreensão em outros sete estados brasileiros.
A investigação da Polícia Federal revelou que a organização criminosa tinha uma complexa estrutura logística para o tráfico interestadual e internacional de drogas, envolvendo desde a produção da droga no exterior até a distribuição interna e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior, principalmente por meio do modal marítimo.
O lucro obtido com as atividades criminosas era usado para expandir a estrutura logística do grupo, mediante aquisição de aeronaves, barcos, empresas e imóveis, além de armas e munições. Alguns integrantes do grupo também estavam envolvidos em outros crimes, como homicídios e o tráfico de armas de fogo, munições e acessórios.
As lideranças da organização criminosa empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos seus vultosos ganhos financeiros e do patrimônio multimilionário constituído a partir dos crimes perpetrados, principalmente através de investimentos no setor imobiliário do litoral de Santa Catarina. As empresas do setor envolvidas no esquema criminoso eram suspeitas de realizar negócios jurídicos fraudulentos ou não declarados que foram custeados com recursos oriundos do tráfico internacional de drogas.