Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rota Caipira para combater uma organização criminosa que usava Mato Grosso do Sul como rota para o tráfico de cocaína. A operação ocorre em 14 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, com o objetivo de desmontar o tráfico internacional de cocaína que a organização criminosa realizava trazendo a droga da Bolívia, Peru e Colômbia para os estados do norte e nordeste do Brasil, tendo lucrado cerca de R$ 300 milhões.
A operação envolve 195 mandados, sendo 28 mandados de prisão preventiva e 95 de busca e apreensão. Foi feita a apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores. As investigações iniciaram em novembro de 2020 com a apreensão de 815 quilos de cocaína, na cidade de Tucumã, pela Polícia Militar do Pará.
A organização criminosa adquiria a cocaína de fornecedores na Bolívia e Peru e fazia o transporte por meio de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. Cerca de 400 policiais federais, servidores da ANP e ANAC, equipes da Polícia Militar dos estados do Tocantins, do Maranhão e do Piauí, e equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins participam da operação.