Após o atentado em uma escola em Blumenau, surgiram diversos boatos na internet sobre possíveis ações criminosas em escolas no dia 20 de abril. Devido ao medo de alunos e pais, e também devido à previsão de poucos alunos em sala de aula, escolas públicas e particulares decidiram cancelar a aplicação de provas nesta quinta-feira (20), véspera de feriado.
Embora muitos desses boatos sejam genéricos e sem alvos específicos, a data de 20 de abril tem motivado especulações devido ao aniversário do Massacre de Columbine nos Estados Unidos, que ocorreu há 24 anos e foi o primeiro grande atentado em uma escola.
As escolas públicas estaduais decidiram ter uma programação especial chamada “Dia S” (Segurança na Escola), na qual serão realizadas palestras reflexivas com os estudantes sobre segurança, cultura da paz e acesso seguro à internet, ministradas pelos professores.
As escolas particulares, por sua vez, suspenderam as provas e também remanejaram as aulas esportivas. Algumas delas afirmam ter reforçado a segurança e planejado atividades lúdicas e sociais. Em outras, o calendário foi ajustado com adiantamento de algumas provas e prorrogação de outras. No entanto, o Sinepe/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS) orienta as escolas particulares a manterem a rotina das instituições e investirem em segurança.
O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul afirmou que vai manter as aulas normalmente e ampliar o número de câmeras presentes nas escolas da Rede Estadual para aumentar a segurança.