Descontente Rose Modesto vai à Justiça após ser excluída de executiva do União Brasil em MS

0

A ex-deputada federal Rose Modesto entrou com uma ação na 15ª Vara Cível de Campo Grande contra o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul, depois de ser destituída do cargo de vice-presidente estadual. Segundo seus advogados, Rose descobriu que foi excluída do diretório em janeiro de 2023, encerrando seu mandato em dezembro de 2022, e alega que a presidente do órgão provisório estadual, Soraya Vieira Thronicke, declarou falsamente que os dados estavam corretos.

A defesa de Rose argumenta que a movimentação contraria o estatuto do partido e que ela foi excluída por ter anunciado que pretendia se desfiliar do União Brasil, o que a presidente estadual do partido nega. A ação deve ser julgada pelo juiz Flávio Saad Peron.

No início do mês, a 15ª Vara Cível de Campo Grande suspendeu a eleição do diretório estadual do União Brasil e determinou a restituição do cargo de membros e diretores inativados e excluídos do partido, Rose Modesto e o tesoureiro adjunto Anderson Pereira do Carmo.

Rose e Anderson integram uma lista com outros 13 nomes excluídos desde julho do ano passado do diretório estadual. O diretório estadual do partido em Três Lagoas e Dourados também questionaram as medidas tomadas pela presidente do partido e senadora Soraya Thronicke. Dias depois, a executiva nacional do União Brasil determinou que o diretório estadual reintegrasse os 15 membros em 48 horas e convocasse nova convenção.

.