Conta pode ser nível bronze, prata ou ouro
Usuários da plataforma do Governo Federal, o Gov.br, têm benefícios e facilidades direto do celular, de acordo com o nível de conta do titular. Com o prazo do Imposto de Renda aberto até o dia 31 de maio, a Receita Federal liberou algumas vantagens também.
A declaração pré-preenchida está disponível e o contribuinte, ao optar por ela, ganha tempo – as informações repassadas no ano anterior são automaticamente importadas para a declaração atual, e agora também prioridade. Entretanto, só quem tem conta ouro ou prata no GOV.BR poderá acessar esse serviço, que também é gratuito.
Além disso, quem optar por receber as restituições via Pix passarão na frente da fila de pagamento este ano. Caso não tenha conta no Gov.br, basta acessar a plataforma pela web ou aplicativo clicando aqui.
Bronze, Prata e Ouro
Ao criar a conta, automaticamente o usuário estará na conta bronze. Ao todo, são três níveis, sendo a ouro, o máximo alcançado.
A criação e validação definem os três níveis da conta Gov.br e diferenciam algumas características da conta quanto aos aspectos:
- grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
- os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
- as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.
Como ter a conta prata?
É preciso validação facial no aplicativo Gov.br utilizando a biometria colhida no Departamento de Trânsito do Estado, ou seja, caso tenha CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida, da mesma forma pela validação bancária. Onze instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma do governo:
- Agibank
- Banco do Brasil
- Caixa
- Sicoob
- Bradesco
- Santander
- Itaú
- Mercantil
- BRB
- Sicredi
- Banrisul
Todos os correntistas destas instituições podem entrar no acesso.gov.br e clicar em ‘Seu banco’. Portanto, é possível subir de nível pelo próprio aplicativo.
Como ter a conta ouro?
Para ter uma conta ouro, é preciso validação facial no aplicativo Gov.br utilizando a biometria facial colhida pela Justiça Eleitoral, caso o usuário tenha feito. Além disso, essa é a forma gratuita. A outra alternativa é ter o certificado digital.
Fonte: Gov.br