Seis crianças, de 1,2,5,7,9 e 12, foram resgatadas após serem encontradas vivendo em situação insalubre, sem alimento, água, nuas e em meio a muito lixo e fezes, em um apartamento nessa quinta-feira (23), no Jardim Canguru, em Campo Grande.
As vítimas foram encaminhadas para um abrigo da Capital. Já a mãe das vítimas, de 33 anos, foi presa por maus-tratos.
De acordo com registro policial, o caso foi denunciado por vizinhos do condomínio à Polícia Militar e ao Conselho Tutelar.
Ao chegarem no local, os agentes foram recebidos pela genitora, e constataram a insalubridade do local.
Conforme descrito pelos policiais, havia fezes por todos os cômodos da residência, insetos e amontoados de lixo plástico, orgânico, roupas úmidas, fios, colchão revirado e brinquedos.
As crianças se queixaram de fome e sede, já que o fornecimento de água no apartamento foi cortado há dois meses.
Diante do ambiente de total abandono, a conselheira tutelar que atendeu a ocorrência decidiu encaminhar as crianças para um abrigo municipal.
O caso ficará a cargo da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).
Presa por maus-tratos, a mãe das seis crianças contou durante depoimento à polícia que os filhos são acostumados a tomar banho na vizinha, por falta de água no local decorrente da ausência no pagamento da conta.
De acordo com a polícia, a mulher, de 33 anos, confessou ser usuária de drogas e que trabalha de forma autônoma em serviços gerais.
O caso foi encaminhado ao Poder Judiciário e foi realizado um pedido de medidas protetivas de urgência em favor das crianças. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanha o caso.
A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) segue acompanhando o caso.