Uma rebelião na Unidade Educacional Internação (UNEI) de Corumbá, foi controlada por agentes que trabalham no local e por guarnições da Polícia Militar na noite de sexta-feira (22). A assessoria de comunicação da PM informou que internos atearam fogo em colchões e foi preciso acionar o Corpo de Bombeiros para conter as chamas. Os policiais realizaram a retirada e a contenção dos internos das celas, sendo necessário o uso de “meios não letais”, pois os menores infratores estavam alterados e resistiram à abordagem policial.
O Diário Corumbaense apurou que além de atear fogo em colchões, os internos que tentaram fugir, arrebentaram grades que ficam nas portas de alojamentos e por pouco não conseguiram ter acesso à saída do prédio. Alguns deles estavam com “chuchos”, armas artesanais pontiguadas, numa tentativa de intimidar os agentes que estavam de plantão, mas nenhum servidor foi rendido ou ficou ferido. Os “chuchos” foram apreendidos.
Oito “mentores” da rebelião e tentativa de fuga foram levados para a Delegacia de Polícia Civil. Contando com estes, a Unei de Corumbá abriga hoje 33 internos que cumprem medidas sócio-educativas. Boa parte deles veio de outras cidades de Mato Grosso do Sul. Foi a segunda rebelião em pouco mais de dois meses; a primeira foi em 18 de novembro quando a situação também foi controlada pela PM e agentes.