Guarda Municipal é preso em Campo Grande por roubar mulheres com pistola de brinquedo; Sesdes inicia processo de demissão

0

Um guarda municipal de 38 anos, identificado como Rodrigo Bernardes Benites, foi preso no final da tarde de terça-feira (15) sob a acusação de ameaçar e roubar mulheres na região do Bairro Vila Nasser, em Campo Grande. Para cometer os crimes, o servidor público utilizava uma motocicleta e uma pistola de brinquedo. A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) informou que o guarda já estava em processo de demissão e que o novo caso será anexado ao procedimento administrativo.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 17h45 de ontem após o roubo de dois celulares na região do Segredo. As vítimas descreveram o assaltante como um homem vestindo camiseta preta, capacete branco, conduzindo uma motocicleta azul e portando uma arma de fogo tipo pistola.

Graças à colaboração de uma das vítimas, que forneceu a localização em tempo real de seu aparelho celular, a equipe policial conseguiu localizar o suspeito no cruzamento das ruas Três Marias com a General Benedito Xavier. Rodrigo foi abordado em frente a uma residência sem muro e estava na posse dos dois celulares roubados, além de outros três aparelhos cuja procedência não soube explicar. A pistola utilizada nos crimes, constatou-se, era de brinquedo.

Os policiais militares deram voz de prisão ao guarda municipal, que foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol, juntamente com a motocicleta e os cinco aparelhos celulares. A supervisão da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi informada sobre a prisão e compareceu à unidade policial.

Em seus depoimentos, as vítimas detalharam a ação do guarda municipal. Uma delas relatou que Rodrigo se aproximou de motocicleta e anunciou o assalto de forma agressiva, dizendo “passa o celular, c***lho”, antes de exibir a arma e apontá-la para ela. A jovem entregou o aparelho e o assaltante fugiu. Outra vítima, de 31 anos, contou que estava chegando a uma padaria com seu filho de 8 anos quando foi abordada. O guarda apontou a arma para ela, gritando: “perdeu, perdeu. Passa o celular senão vai tomar um tiro na cabeça”. Ela entregou o celular e, assim que o criminoso se afastou, acionou a polícia.

Rodrigo Bernardes Benites optou por permanecer em silêncio durante seu depoimento na delegacia. A polícia constatou que ele já possuía passagens por violência doméstica e ameaça. Na manhã desta quarta-feira (16), o guarda municipal passou por audiência de custódia, e o juiz Jorge Tadashi Kuramoto converteu o flagrante em prisão preventiva.

Ao Campo Grande News, a Sesdes informou que Rodrigo já está afastado de suas funções e que um processo de demissão já estava em andamento, embora o motivo anterior não tenha sido divulgado. Em nota, a secretaria afirmou que o recente caso de roubo e ameaça será anexado ao procedimento administrativo já instaurado contra o guarda municipal.

.