Ivinhema, MS – Um servidor público de 50 anos, que atuava como fiscal de tributos municipais e diretor da tesouraria em Ivinhema, foi preso na tarde desta quarta-feira (9) pela Polícia Civil da Seção de Investigações Gerais (SIG). Ele é acusado de desviar R$ 800 mil dos cofres públicos do município durante o período de 2019 a 2021.
A prisão ocorreu em Ivinhema, localizada a 290 quilômetros de Campo Grande, após o cumprimento de um mandado judicial. O servidor foi condenado a 11 anos e 4 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
O acusado está detido na Delegacia de Polícia de Ivinhema, aguardando a audiência de custódia e posterior transferência para a penitenciária masculina, onde iniciará o cumprimento de sua pena.
O crime de peculato, pelo qual o servidor foi condenado, consiste na apropriação ou desvio de dinheiro, bens ou valores públicos por um funcionário público em benefício próprio ou de terceiros. A lavagem de dinheiro, por sua vez, envolve práticas para ocultar a origem ilícita de recursos financeiros.