Se durante muitos anos os ovos foram vistos com algum ceticismo – especialmente devido ao colesterol –, hoje são vistos como superalimentos e amigos da saúde.
A sabedoria popular (e, em tempos, a ciência) enraizou durante muitos anos que não se devia consumir mais do que três ovos por semana e que este alimento era um dos principais culpados pelo colesterol ruim.
Hoje, a ciência se une para provar o contrário. Não há um limite para o consumo de ovos (embora deva haver peso e medida na quantidade ingerida) e esta proteína de origem animal não só não prejudica os níveis de colesterol como é altamente benéfica para a saúde.
Mas, afinal, o que fazem os ovos ao corpo? Muita coisa, diz o site Eat This.
Em primeiro lugar, impulsiona o sistema imunológico, uma vez que contém um quarto da dose diária recomendada de selênio, e melhora os níveis de colesterol, ao contrário do anteriormente defendido. Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, mas isso não significa que os ovos elevam obrigatoriamente o colesterol ruim no sangue, pelo contrário, faz, mais facilmente, aumentar o colesterol bom.
O consumo de ovos reduz o risco de doença cardíaca, uma vez que ao aumentar o colesterol bom ajuda a que as veias se mantenham livres de impurezas, e aumenta também os níveis de energia, sendo um dos principais aliados de quem pratica exercício físico. Um ovo contém cerca de 15% da dose diária recomendada de vitamina B2, a ‘vitamina da energia’.
O consumo de ovos melhora o aspecto do cabelo e da pele, deixando-os com uma aparência mais saudável e luminosa. E tudo graças aos elevados níveis de vitaminas do complexo B.
Além de tudo isto, o ovo protege o cérebro, pois é rico em colina, um nutriente essencial para a boa saúde cerebral, indica o site. Um ovo possui ainda nove tipo de aminoácidos fundamentais para combater problemas como a perda de massa muscular, a diminuição da resposta imunológica, a fraqueza, a fadiga e as alterações na pele e no cabelo.
Menos estresse e ansiedade são outros dos benefícios do consumo de ovos, assim como uma melhor saúde ocular, graças a dois antioxidantes encontrados neste alimento de origem animal.´
Melhores dentes e melhores ossos são dos últimos benefícios apresentados pelo site, mas não os menos importantes. A vitamina D presente no ovo é fundamental para uma boa saúde bucal e óssea, e o elevado nível de proteína não só preserva os músculos, como também aumenta a saciedade… o que ajuda a perder peso.