Governo Federal busca soluções para crise migratória em Corumbá

0

O aumento significativo do fluxo de imigrantes para Corumbá, na fronteira com a Bolívia, tem mobilizado o governo federal. Diante do cenário, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, liderado por Wellington Dias, está articulando ações conjuntas para enfrentar a situação e oferecer apoio aos migrantes.

Somente em 2024, 1.589 pessoas de 13 nacionalidades buscaram refúgio em Corumbá. O número expressivo de imigrantes tem sobrecarregado os serviços públicos locais, especialmente na área da regularização documental.

Em reunião com o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, o ministro Wellington Dias reconheceu a complexidade da situação e a necessidade de uma ação coordenada entre os diferentes órgãos governamentais. “Estabelecemos uma agenda de trabalho para o mês de fevereiro, com a presença de várias áreas do Governo Federal, juntamente com o estado, o município, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria, tanto do Estado quanto da União, para trabalhar em um diagnóstico e identificar alternativas que nos permitam apoiar o município e a região no enfrentamento do fluxo imigratório”, afirmou o ministro.

As discussões se concentraram em encontrar soluções para atender as necessidades básicas dos migrantes, como acesso à saúde, educação e documentação, além de promover a integração desses indivíduos à comunidade local.

.