Caravina homenageia personalidades negras e celebra a luta antirracista na ALEMS

0

Em uma noite especial, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) prestou uma homenagem a 26 personalidades que se destacaram na luta pela igualdade racial no estado. A solenidade de entrega do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, realizada na última quinta-feira (28), celebrou a trajetória de pessoas que contribuíram significativamente para o combate ao racismo e a valorização da cultura negra.

Entre os homenageados, destacam-se a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), e a ativista cultural Jessica Cândido. A desembargadora Jaceguara, negra e de origem indígena, é professora da UFMS e uma das fundadoras do grupo Tez, pioneiro no movimento negro do estado. Já Jessica Cândido é uma das idealizadoras do Festival Afronta, um importante evento que promove a cultura negra e a inclusão.

A homenagem, instituída em 2009 pelo deputado Amarildo Cruz (PT), ganhou um novo nome este ano, passando a incluir o nome de Tia Eva, em reconhecimento à sua luta pela igualdade racial e à fundação de uma comunidade quilombola em Campo Grande. A mudança foi proposta pela deputada Gleice Jane (PT).

O deputado Pedro Caravina (PSDB), ressaltou a importância de continuar avançando na luta contra o racismo. “Nós avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Parabéns a todos que foram homenageados, pelo trabalho que cada um fez”, afirmou.

Por indicação do Deputado Pedro Caravina (PSDB), foram homenageadas a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS). Negra e de origem indígena, ela é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e foi uma das fundadoras do grupo Tez (Trabalho Estudos Zumbi), primeira organização do movimento negro no estado e Jessica Cândido, ativista cultural e uma das idealizadoras do Festival Afronta, que destaca a valorização da cultura negra, promovendo a inclusão e o acesso à cultura de forma gratuita e democrática.

.