O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso apresentado por Álvaro Urt (PSDB), prefeito eleito de Bandeirantes nas eleições de 2024, e manteve o indeferimento de sua candidatura. Com a decisão, os votos recebidos por Urt serão desconsiderados, e um novo pleito será realizado no município, em data ainda a ser definida.
Urt teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal em 2020, o que resultou na sua inelegibilidade por oito anos. Apesar disso, o político obteve liminar na Justiça Comum, concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que permitiu o registro de sua candidatura para as eleições deste ano.
No entanto, a decisão foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação “Vamos Fazer Muito Mais”, que apresentaram um Recurso Especial Eleitoral ao TSE. O ministro André Mendonça, relator do caso e também integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), deu parecer desfavorável a Urt, negando o recurso.
Com a manutenção do indeferimento, Bandeirantes entra em um período de incerteza política até a definição da data para uma nova eleição, que será organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).