A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou nesta quarta-feira (30) a operação “Damage” para combater a pirataria em Campo Grande. A ação, que contou com o apoio da DECON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e do Procon-MS, resultou na apreensão de diversos celulares e acessórios falsificados em pontos comerciais da capital.
Entre os itens apreendidos estão AirPods, Macbooks e capinhas de celular da Apple falsificados. Segundo o delegado Reginaldo Salomão, a operação visa proteger a população dos riscos que esses produtos representam à saúde e segurança dos consumidores, como explosões de carregadores e danos aos aparelhos.
“A pirataria traz grandes prejuízos aos consumidores, além de risco à saúde. É comum o registro de reclamações de carregadores que explodem, danificam os celulares e funcionam por poucos dias”, afirmou o delegado.
A operação contou com a participação de 22 policiais civis de diferentes unidades, incluindo o GOI (Grupo de Operações e Investigações), o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) e a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico). Oito fiscais do Procon-MS também participaram da ação, atestando a originalidade dos produtos nas lojas investigadas.
A Polícia Civil alerta a população para os riscos de comprar produtos falsificados. Além de prejudicar a economia, a pirataria pode colocar em risco a saúde e a segurança dos consumidores.