Uma ação judicial foi movida contra o candidato Luciano Fernandes França, do PL, em Maracaju, solicitando uma investigação de suas contas de campanha. A denúncia foi apresentada pela “Coligação Maracaju Segue em Frente”, que aponta possíveis irregularidades na prestação de contas do candidato. Há suspeitas de que França não teria registrado legalmente a origem e o destino dos recursos utilizados em sua campanha.
Ainda segundo apontado na ação, a coligação Maracaju Segue em Frente destacou a omissão de receitas e despesas no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) pode configurar abuso de poder econômico e levantar a suspeita de práticas ilícitas, como uso de caixa dois para financiar atividades de campanha.
A ação judicial, de número 0600184-74.2024.6.12.0016, foi encaminhada à Justiça Eleitoral e está sob análise do magistrado Marco Antônio Montagnana Morais. O juiz determinou a citação do candidato, que terá um prazo de cinco dias para apresentar sua defesa. Após esse período, o caso será analisado pelo Ministério Público.