Operação Olho de Vidro: PF desarticula organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas

0

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a Operação Olho de Vidro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas. A ação, que contou com a participação de policiais de seis estados, resultou na prisão de 12 pessoas e no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão.

As investigações, iniciadas em maio de 2022, tiveram como ponto de partida a apreensão de cerca de 400 kg de maconha e cocaína em um caminhão em Ponta Porã (MS). A partir desse caso, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa atuando em diversos estados brasileiros, responsável pelo transporte e distribuição das drogas.

As ações da Operação Olho de Vidro se estenderam por nove cidades em seis estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Goiás. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos endereços, resultando na apreensão de:

Veículos, imóveis, grande quantidade de dinheiro, armas de fogo, como pistolas e escopetas, drogas como cocaína e maconha.

Em Ponta Porã (a 313 km de Campo Grande), de onde a droga saía com destino a outros Estados, a PF prendeu Rafael Leandro de Campos, o “Gordão”, e a mulher dele, Melissa Carly Domingues Rodrigues.

Os dois eram alvos de mandados de busca e de prisão e também foram autuados em flagrante tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Na casa, os agentes da PF encontraram uma pistola com numeração raspada e tabletes de maconha e cocaína. Outros quatro indivíduos que se encontravam na residência do casal também foram presos. Eles não são investigados na operação, mas foram autuados por tráfico. Segundo a polícia, a casa funcionava como entreposto de drogas.

O nome “Olho de Vidro” faz referência a um dos investigados, que possui essa característica física. A escolha do nome busca simbolizar a vigilância constante da Polícia Federal sobre as ações das organizações criminosas.

.