Desencontro de informação frustra família durante tentativa de doação de sangue na Santa Casa

0

Ao levar o filho de 17 anos para doar sangue, a dona de casa Jacyra Aria, 42 anos, ficou frustrada com o desencontro de informações sobre local e horário de funcionamento, em Campo Grande. A mulher, que tem baixa visão de 90%, foi à Santa Casa e depois de três horas de espera descobriu que precisava procurar o Hemosul.

De acordo com o relato de Jacyra, o filho pediu que o levasse para doar sangue a um jovem baleado no Portal Caiobá. Pela internet, a mulher se informou que, além do Hemosul, a Santa Casa e o Hospital Regional também recebiam doação de sangue.

Ao procurar a Santa Casa, mãe e filho se frustraram ao esperar 3 horas até descobrir que o horário de funcionamento do Hemosul do hospital não estava de acordo com o horário disponibilizado na rede social e que ali também não poderia ser feito a coleta do sangue.

Segundo o relato da mãe do menor, após chegarem ao hospital no período da tarde, a família foi inicialmente direcionada de um setor a outro já que o Hemosul da Santa Casa estava fechado.

“Vimos antes de sair de casa que o funcionamento era até 16h, mas depois de rodar o hospital e passar 3h lá, descobrimos em uma placa que o horário havia mudado e funcionava até 11h”, conta.

A mulher de baixa visão não conseguiu ver o informativo e explica que nem os funcionários do hospital estavam cientes do horário de funcionamento.

Ainda segundo Jacyra, ela também foi informada que para realizar a doação era preciso procurar o Hemosul na região central, já que precisava fazer avaliação para confirmar se o menor poderia ou não doar o sangue.

“A gente saiu de casa achando que iria ajudar a salvar uma vida, mas o desencontro de informação frustrou”, comenta.

Desapontada por não conseguir doar, Jacyra fez um desabafo nas redes sociais e foi respondida pelo Hemosul de Campo Grande. Por meio de nota, a família foi orientada sobre como ocorre o procedimento de doação.

“O Hemosul Coordenador está aberto o dia inteiro das 7h às 17h. O Coordenador fica na Fernando Correa da Costa, 1304, Centro. O Hemosul da Santa Casa funciona das 7h às 12h de segunda à sexta, porque no período da tarde, no mesmo local, funciona a agência transfusional da Santa Casa, para pacientes oncológicos, graves, que precisam de sangue. Doar diretamente para o paciente é impossível, porque seu sangue precisa ser testado em vários exames e, além disso, precisa ter a mesma tipagem sanguínea e ainda ser compatível nos subgrupos na prova cruzada, senão, pode dar reação e até matar o paciente”, explicou trecho da nota.

O Hemosul ainda orientou que informações sobre doação de sangue podem ser vistas no site www.hemosul.ms.gov.br.

Fonte:TopMídia

.