Nesta quarta-feira (10), a Controladoria-Geral da União (CGU) participa da Operação Casa de Ouro no Estado de Mato Grosso do Sul. A ação é conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), com suporte técnico da CGU e da Receita Federal do Brasil (RFB). Estão sendo executados sete mandados de busca e apreensão.
Essa é a terceira fase da Operação Mineração de Ouro, iniciada em junho de 2021, e visa investigar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Devido ao envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro, as ordens foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em Campo Grande, a Operação Casa de Ouro realiza sete mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados a empresários. A operação conta com a colaboração de dois servidores da CGU, 28 policiais federais, membros do MPF e servidores da Receita Federal. Em 8 de dezembro de 2022, a Polícia Federal iniciou a Operação Terceirização de Ouro, um desdobramento da Mineração de Ouro de junho de 2021, com apoio da Receita Federal e da CGU para cumprir 30 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e outras quatro cidades brasileiras.