Operação João Romão: Polícia Federal e CGU combatem corrupção na Prefeitura de Corumbá

0

Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação João Romão, visando combater crimes licitatórios e corrupção supostamente praticados na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Corumbá (MS).

A ação mobilizou 52 policiais federais, que cumpriram 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá e Campo Grande. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.

As investigações, iniciadas em 2021, revelaram que o atual secretário municipal teria fundado uma empresa que venceu diversos processos licitatórios da secretaria sob sua administração. A empresa foi responsável por obras que totalizam mais de 12 milhões de reais. Durante as investigações, foram encontrados indícios de irregularidades que levantam dúvidas sobre a capacidade financeira e técnica da empresa para participar e vencer os certames licitatórios.

Os alvos da operação incluíram o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, servidores comissionados e efetivos envolvidos na autorização e fiscalização das obras, além de pessoas responsáveis pelas empresas envolvidas.

.