Governo Federal envia agentes da Força Nacional para combater incêndios no Pantanal

0

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou nesta terça-feira (25) o envio de 80 agentes da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios que devastam o Pantanal em Mato Grosso do Sul. Até agora, mais de 600 mil hectares do bioma foram consumidos pelo fogo neste ano.

O contingente enviado pelo governo federal inclui 40 brigadistas, metade deles militares do Corpo de Bombeiros, que deverão chegar ao estado na próxima quinta-feira (27). Os demais 40 agentes são esperados para o sábado (29).

Diante da gravidade da situação, Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência nas cidades afetadas. Entre 1º de janeiro e 25 de junho deste ano, foram registrados mais de 3 mil focos de incêndio no Pantanal, com 661 mil hectares destruídos pelas chamas, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ.

Em nota, o MJSP informou que os agentes contarão com uma série de equipamentos, incluindo caminhões de combate a incêndios florestais, abafadores, enxadas, ferramentas de escavação, tochas de incêndio, cortadores de mato, sopradores, facões, tanques flexíveis, drones, geradores de energia, dispositivos GPS, machados, picaretas, medidores de clima e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A solicitação de apoio foi feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e está prevista na portaria do MJSP nº 641/2024.

O fogo queima o Pantanal há quase 30 dias. Imagens gravadas na BR-262, na região de Corumbá (MS), mostram o fogo devastando a vegetação às margens da rodovia, enquanto motoristas e animais atravessam a estrada em busca de segurança. A extensa faixa de asfalto tem servido de rota de fuga para a fauna local, como uma mãe cervo e seu filhote, vistos tentando escapar das chamas.

O Corpo de Bombeiros orienta os motoristas a terem cuidado ao transitar pela região, especialmente à noite, devido à visibilidade reduzida pela fumaça densa e ao risco de os veículos serem atingidos por labaredas. Vídeos gravados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram as chamas consumindo a vegetação e a fumaça invadindo a pista, criando um cenário perigoso para os condutores.

Recentemente, uma muralha de fogo foi registrada durante a festa de São João em Corumbá, destacando a gravidade e a extensão do problema.

.