Anvisa determina recolhimento de lotes específicos de detergente da marca Ypê por risco de contaminação microbiológica

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso de certos lotes do detergente da marca Ypê devido a preocupações com a contaminação. A medida, divulgada no Diário Oficial da União em vigor desde terça-feira (7), ordena o recolhimento de versões específicas do produto. A Anvisa tomou essa decisão após constatar um potencial risco de contaminação microbiológica durante análises de monitoramento de produção que revelaram desvios nos padrões. Em resposta, a agência determinou o recolhimento dos produtos como medida de fiscalização.

A decisão da Anvisa abrange a suspensão de todas as unidades fabricadas nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, identificadas pelos finais de lote 1 ou 3.

Em comunicado, a Ypê, empresa brasileira de produtos de higiene e limpeza pertencente à Química Amparo, produtora do detergente, informou que os lotes mencionados pela Anvisa já haviam sido identificados pelo controle de qualidade interno da empresa. A fabricante iniciou voluntariamente o recolhimento dos produtos há mais de um mês e comunicou à agência reguladora, em conformidade com suas diretrizes.

A empresa esclarece que, após uma análise interna detalhada, foi detectada a possibilidade de alteração no odor tradicional do produto em alguns lotes específicos, sem representar riscos à saúde ou segurança do consumidor, embora possa ser perceptível pelo olfato em alguns casos.

A Química Amparo reforçou que não há proibição da comercialização do produto, apenas o bloqueio e recolhimento dos lotes específicos mencionados na ação voluntária proposta pela empresa. A segurança, qualidade dos produtos e atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde a fundação da empresa.

.