Nesta quinta-feira (18), foi firmado um termo de cooperação entre os governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e Mato Grosso, Mauro Mendes, juntamente com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O objetivo é unir esforços para a defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal, bioma compartilhado pelos dois estados.
A cerimônia, realizada no Bioparque Pantanal, destacou os pontos de cooperação focados no combate a crimes ambientais. Eduardo Riedel ressaltou a capacidade operacional de ambos os estados, com bases e tecnologias como vídeo monitoramento e acompanhamento via satélite. “Se Mato Grosso precisar, estaremos lá. E vice-versa. Combinando nossos recursos, podemos atuar de forma mais eficiente contra incêndios e outros desafios”, afirmou o governador de Mato Grosso do Sul.
Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, enfatizou a importância da colaboração contínua entre os estados. “Vamos aprimorar nossas ações e fortalecer a cooperação entre nossas equipes para melhor proteger e preservar nosso Pantanal”, declarou.
A ministra Marina Silva sublinhou a necessidade de cooperação entre os governos federal e estaduais na elaboração de um plano de prevenção e controle do desmatamento e queimadas do Pantanal. “O plano inclui diversas estratégias, como combate às atividades ilegais, apoio a práticas produtivas sustentáveis e instrumentos econômicos para financiar essas práticas”, explicou. Ela também destacou que desafios dessa magnitude exigem esforços conjuntos e que, possivelmente, o próximo passo será um pacto para o Pantanal, envolvendo não apenas governadores, mas também prefeitos, à semelhança do que foi feito para a Amazônia, abrangendo os municípios com maiores índices de desmatamento.