Com o objetivo de reprimir todas as formas de infração de trânsito em Campo Grande, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran) inicia hoje (8) a aplicação de multas por meio de drones para os motoristas que violarem as leis.
A nova medida de fiscalização de trânsito já vinha sendo empregada em blitz educativas durante a semana passada nas principais avenidas da cidade, onde há um intenso fluxo de veículos, de acordo com informações do BPMTran.
Entre os locais nos quais a equipe do Batalhão de Trânsito atuou estão a Avenida Afonso Pena, Avenida Três Barras, Rua 14 de Julho, Rua Rui Barbosa, Rua 13 de Maio, Avenida Costa e Silva, Rua Bahia e Avenida Toros Puxian.
No entanto, somente a partir desta semana, as infrações observadas pelo Batalhão por meio das imagens dos drones serão registradas para aplicação ao motorista.
De acordo com o Comandante Carlos Augusto Regalo, a maioria das infrações de trânsito poderá ser registrada pelo equipamento, mas o foco do uso do drone é especialmente punir as principais infrações que causam acidentes no trânsito.
“O drone é capaz de registrar principalmente as infrações ligadas às regras de circulação, que são as principais causadoras de acidentes no trânsito de nossa cidade, como o desrespeito à sinalização semafórica, uso de telefone celular, ultrapassagens e conversões em locais proibidos. No entanto, qualquer infração, exceto aquelas que exigem a abordagem do agente de fiscalização de trânsito, pode ser constatada”, afirmou.
Inicialmente, a nova medida de fiscalização será implementada apenas em avenidas e ruas que já possuem indicação por meio de placas de videomonitoramento. No entanto, a proposta é expandir futuramente a tecnologia de fiscalização para as principais vias de acesso aos bairros de Campo Grande.
“O uso do drone como equipamento de fiscalização de trânsito só pode ocorrer em vias que possuam a placa informando sobre a fiscalização através de videomonitoramento. As principais avenidas da Capital já possuem essa sinalização, mas a ideia é que os principais corredores dos bairros também possam ter esse tipo de sinalização para que possamos expandir o alcance da fiscalização”, explicou o comandante do BPMTran.
A expectativa com a aplicação desta tecnologia na fiscalização de trânsito é que ela contribua para a redução do número de infrações nas ruas da cidade.
O uso do drone também amplia o campo de visão dos fiscais de trânsito, que podem detectar as infrações a longa distância, além de coibir ultrapassagens indevidas no semáforo com a observação do equipamento de fiscalização.