Falta de ambulâncias do Samu preocupa moradores de Anhanduí, em Campo Grande

0

Os residentes do distrito de Anhanduí, localizado em Campo Grande e com uma população de quase 4 mil habitantes, expressam preocupação com a ausência de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. Segundo relatos dos moradores, embora tenha havido a presença de uma ambulância do Samu por alguns meses, esta foi posteriormente removida para a capital, sob a justificativa de uma maior demanda em Campo Grande.

Uma mulher, que preferiu não ter sua identidade revelada, compartilhou sua preocupação, destacando que em casos de emergência, os moradores precisam recorrer a veículos próprios para buscar socorro médico. Para aqueles que não possuem carro, a única alternativa é aguardar a chegada do socorro de Campo Grande, o que pode agravar ainda mais a situação de saúde do paciente.

“E se for muito grave o estado de saúde, a pessoa pode vir até morrer durante o tempo de espera”, lamentou a denunciante, destacando a urgência da situação.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou a escassez de ambulâncias do Samu em Anhanduí, ressaltando que as ocorrências graves e urgentes continuam sendo atendidas, com viaturas deslocadas para prestar o socorro necessário. No entanto, em casos de menor gravidade, os moradores são orientados a procurar uma unidade de saúde por meios próprios.

.