A partir da próxima segunda-feira (08), os 1,13 milhão de clientes atendidos pela Energisa-MS (EMS) terão uma redução média de 1,61% em suas contas de luz. Essa queda representa uma diminuição de 3,65% para os grandes consumidores e de 0,65% para os clientes residenciais.
A decisão sobre as novas tarifas foi tomada nesta manhã pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Essa redução marca a primeira vez que a Energisa registra uma diminuição desde que assumiu a distribuição de energia no Estado. Dentre os fatores que motivaram essa queda estão o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) negativo de -4,26% nos últimos 12 meses e a redução do custo de compra de energia. Em janeiro, a Agência havia divulgado um reajuste médio na conta de luz em todo o Brasil de 5,6%.
Os últimos ajustes na tarifa foram realizados em 27 do mês passado, quando a área técnica da autarquia revisou as planilhas de custo, considerando a atualização do índice de março nos cálculos, que foi de -0,47%, e as encaminhou ao relator do processo, o diretor Fernando Luiz Mosna Ferreira da Silva.
Em seu voto, que foi seguido pelos demais diretores, Fernando Luiz afirmou que os custos apresentaram uma retração de 1,34% nos últimos 12 meses.
Antes dessa decisão, a Aneel determinou uma diminuição média de 4,4% na tarifa para os consumidores de Mato Grosso atendidos pela Energisa, sendo -3,9% para baixa tensão (residências) e -5,61% para as empresas.