Governo autoriza pesquisas para exploração de minérios em Ladário e Bodoquena, impulsionando setor mineral no Estado

0

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Amaro, deu autorização para a realização de pesquisas visando a exploração de minérios na faixa de fronteira do Estado.

Após a publicação no DOU (Diário Oficial da União), nesta segunda-feira (01), as pesquisas poderão ser conduzidas especificamente nos municípios de Ladário e Bodoquena. No entanto, como parte do procedimento, serão observadas cuidadosas análises das competências específicas, especialmente no que diz respeito às fiscalizações para detectar possíveis implicações à viabilidade do pleito.

Na mesma data, outros seis municípios do país também receberam autorização para conduzir pesquisas similares.

Em relação às exportações de minérios em Mato Grosso do Sul, dados divulgados pelo Governo do Estado em janeiro deste ano revelaram que, no acumulado de janeiro a dezembro de 2023, as exportações atingiram o recorde de US$ 10,517 bilhões, registrando um crescimento de 28,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Esse crescimento é atribuído não apenas à produção agrícola, mas também à produção de minério de ferro.

Comparando junho de 2022 com junho de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) constatou um aumento de 67,76% nas exportações de minério de ferro, sendo que o ferro-gusa teve um crescimento de 70,61%.

Na semana anterior, os municípios de Corumbá, Ladário e Bonito também receberam autorização para conduzir pesquisas relacionadas à exploração de minérios. Esse tipo de estudo visa investigar as áreas em busca de depósitos minerais e avaliar sua viabilidade econômica.

Mato Grosso do Sul está em ascensão nesse setor e, desde 2022, possui uma das maiores reservas de minério de ferro e manganês do Brasil, conforme destacado pela Semadesc.

.