Mato Grosso do Sul é pioneiro no recebimento da visita técnica do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), voltada para atender demandas específicas da área junto ao Estado e aos municípios.
Na abertura desta iniciativa, o governador Eduardo Riedel destacou a atuação conjunta do Governo do Estado com todos os municípios, enfatizando as prioridades da gestão. Investimentos maciços, oriundos de recursos próprios, têm sido direcionados para a readequação das 348 escolas da Rede Estadual de Ensino, visando não apenas uma simples pintura, mas sim uma verdadeira melhoria do ambiente para alunos e profissionais da educação.
O FNDE reconheceu o trabalho educacional em Mato Grosso do Sul como uma referência, destacando a relevância das políticas implementadas.
O Estado investe em reformas e ampliações de prédios escolares em todos os municípios, além de garantir merenda de qualidade para os alunos e a remuneração mais elevada para os profissionais da educação básica do Brasil. Com 25 mil servidores na área educacional, o Estado destaca-se por oferecer o maior salário para professores efetivos, ultrapassando os R$ 11 mil por 40 horas semanais de trabalho.
Além disso, Mato Grosso do Sul atua na oferta de ensino em tempo integral, presente em mais de 60% das escolas da REE, e desenvolve 68 modalidades de cursos de educação profissional, atendendo às demandas regionais. Parcerias com instituições como o Senai ampliam ainda mais as oportunidades para os estudantes.
A visita técnica do FNDE tem como objetivo promover a interação e a articulação institucional entre os governos federal, estadual e municipal, estabelecendo uma cooperação para ações educacionais. O FNDE, vinculado ao Ministério da Educação, é responsável pela gestão de recursos financeiros destinados à educação básica no Brasil, buscando garantir o acesso à educação e melhorias na qualidade do ensino.
A abertura da visita técnica contou com a presença do secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), além de representantes do Governo do Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários de educação dos municípios.
Foto: Álvaro Rezende