Temperaturas caem bruscamente e tempestades ameaçam Mato Grosso do Sul neste final de semana

0


O final de semana em Mato Grosso do Sul será marcado por uma mudança no clima, com uma queda de 11°C na temperatura devido a chegada de uma frente fria. Apesar do alívio temporário, os termômetros voltarão a subir já no domingo (24). O Estado está em alerta laranja e vermelho devido às tempestades.

O aviso para chuvas intensas, com volumes superiores a 60 milímetros e ventos que podem ultrapassar os 100 km por hora, abrange diversos municípios, incluindo Dourados, onde a temperatura, que atingiu 39°C nesta quinta-feira (21), cairá para 28°C no sábado (23), com céu nublado e chuvas isoladas. Em Campo Grande, a máxima também diminuirá, passando de 36°C para 31°C na sexta-feira (22), com previsão de mínima de 22°C e máxima de 28°C no sábado e domingo.

Natálio Abrahão, meteorologista, explica que o sol estará pouco presente durante o final de semana devido às áreas de instabilidade, que trarão pancadas de chuva e tempo nublado. O Inmet prevê muitas nuvens com chuvas isoladas no sábado e pancadas de chuva com trovoadas no domingo e segunda-feira.

Na segunda-feira (25), as temperaturas voltarão a subir, alcançando os 30°C em Campo Grande e os 35°C em Dourados. Dayse Morais, meteorologista do Inmet, ressalta que, apesar da queda na temperatura ser um alívio para o calor intenso, será passageira. “Quase não vai dar para perceber”, acrescenta.

Uma frente fria avança pelo Centro-Sul do Brasil nesta quinta-feira (21), influenciando a formação de nuvens e a redução da temperatura em Mato Grosso do Sul. A queda será observada entre hoje e amanhã, com chuvas de intensidade variável, incluindo possíveis tempestades em áreas específicas.

.