Quatro Estados brasileiros em alerta devido ao aumento dos casos de dengue

0

Nos últimos dias, quatro estados brasileiros que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência devido ao aumento significativo no número de casos de dengue. São Paulo, por exemplo, acendeu o alerta após registrar 51 mortes e 177.384 casos confirmados da doença. Além disso, há outros 151 óbitos em investigação, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-SP) nesta segunda-feira (9).

Segundo o boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza aproximadamente 1,2 milhão de casos prováveis em todo o país. Até a última terça-feira, quase mil casos graves de dengue foram registrados, com quase 300 evoluindo para óbito e outros 765 em investigação.

Em Mato Grosso do Sul, o cenário também preocupa. No último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (5), foram registrados 1.934 casos da doença, representando um aumento de 332 casos em apenas uma semana. A SES-MS também relatou três mortes e investiga outros três casos em 2024.

Além disso, o relatório destacou os 5.854 casos prováveis de dengue, sendo 1.602 confirmações até o último dia 27 de fevereiro. Dos 79 municípios do estado, 23 são classificados como de alta incidência da doença, com média acima de 300 casos por 100 mil habitantes, principalmente nas cidades de Amambai, Maracaju e Ponta Porã. A situação é ainda mais preocupante na região de fronteira com o Paraguai, devido ao aumento de casos no país vizinho.

Estados Vizinhos em Alerta

Além disso, cinco estados brasileiros que fazem divisa com Mato Grosso do Sul também apresentaram aumento nos casos prováveis de dengue. Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Goiás registraram números significativos, com destaque para Minas Gerais, que contabilizou 464.223 casos.

O ressurgimento do sorotipo 3 da dengue, que estava inativo há mais de uma década, é um fator preocupante que aumenta o risco de epidemia. Esse cenário coloca as autoridades de saúde pública de Mato Grosso do Sul em estado de alerta e destaca a importância de medidas preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti.

.