O Ministério da Saúde anunciou, na última quinta-feira (25), que todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul serão contempladas com a vacina contra a dengue. Inicialmente, a informação era de que apenas municípios com mais de 100 mil habitantes receberiam a imunização, abrangendo, nesse caso, apenas Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. No entanto, a decisão foi ampliar a cobertura para todas as cidades do estado.
A pasta não divulgou o motivo específico para a inclusão de todas as cidades, mas destacou que Mato Grosso do Sul apresenta uma alta incidência da doença. A exceção nessa nova estratégia é Dourados, que, por ser o primeiro município do país a aplicar a vacina Qdenga e possuir parceria com a farmacêutica, não será incluído.
Durante uma coletiva de imprensa na manhã da quinta-feira, o Ministério da Saúde inicialmente divulgou os nomes das regiões de saúde nos estados que receberiam a vacina contra a dengue em Mato Grosso do Sul, sendo elas Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.
A aplicação da vacina está prevista para começar em fevereiro no público-alvo das regiões endêmicas, abrangendo 521 municípios em todo o país. A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul aguarda a informação do Ministério da Saúde sobre a quantidade de doses que serão enviadas ao estado.
Segundo o Ministério da Saúde, o processo foi organizado em conjunto com o Conass e o Conasems, representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios, seguindo as recomendações da CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização) e da OMS (Organização Mundial de Saúde).