O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou nesta sexta-feira (12) o emprego da Força Nacional em Mato Grosso do Sul. A ação visa dar suporte à Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e armas no estado.
A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado e estabelece que o emprego da Força Nacional ocorrerá de forma episódica e planejada, abrangendo o período até 3 de maio. Entretanto, a publicação não detalha em quais cidades os militares atuarão.
O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela diretora da Força Nacional de Segurança Pública. Vale destacar que nos últimos anos, a presença da Força Nacional em Mato Grosso do Sul esteve associada principalmente à atuação em locais de conflitos fundiários.
A iniciativa busca reforçar as ações de combate ao tráfico, fortalecendo a segurança pública e colaborando com os órgãos de fiscalização e controle no estado. A presença da Força Nacional é mais uma medida para garantir a ordem e o enfrentamento eficaz às atividades criminosas, contribuindo para a promoção da segurança e bem-estar da população sul-mato-grossense.