Dados publicados no site da Transparência Municipal elas podem ser vistas em https://transparencia.campogrande.ms.gov.br) dão conta de que, em 2023, a prefeitura de Campo Grande empenhou quase R$ 30 milhões de reais em despesas relativas a comunicação, marketing e publicidade. Ainda que levemos em consideração a importância da divulgação das ações de governo, o número assusta. Assusta não só pelos valores absolutos, mas pela prioridade dada pela gestão à comunicação em detrimento de ações que trouxessem benefícios reais à população.
Como visto em pesquisa da Atlas Intel publicada aqui ontem (02/01), a população de Campo Grande, majoritariamente, desaprova a atual gestão. A avaliação que fica é que a prefeitura tem buscado nos cofres públicos as armas para conter a crescente desaprovação a essa administração lançando mão dos meios midiáticos com esse objetivo.
Tratar as carências da população, dar dignidade aos usuários do transporte e da saúde pública e garantir a mobilidade com vias pavimentadas de qualidade, seriam alternativas mais benéficas para a cidade e para a população para atingir números melhores de aprovação, mas a via escolhida pela gestão foi a publicidade. O preço, como se vê, é alto.