A Polícia Federal realiza Operação Harpia contra crimes cibernéticos de abuso sexual infanto-juvenil em todo o Brasil

0

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 23 de novembro, a Operação Harpia, uma ação coordenada que envolveu o cumprimento simultâneo de mandados de busca e apreensão em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A iniciativa, conduzida pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/Polícia Federal), visa a prisão de agressores sexuais de crianças e o resgate de vítimas, visando um impacto social significativo e a sensibilização para a gravidade desse tipo de delito.

A investigação que culminou na Operação Harpia teve origem na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, onde análises de notícias de crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil on-line foram conduzidas. Relatórios detalhados foram produzidos, possibilitando que unidades regionais da PF dessem continuidade às investigações, culminando na execução de medidas cautelares em uma ação nacional.

Além dos mandados de busca e apreensão, prisões foram realizadas como parte da operação. Os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil, bem como estupro de vulnerável.

A Operação Harpia, batizada em referência a uma ave de rapina conhecida por sua aguçada visão e habilidades de caça, destaca o compromisso das autoridades na luta contra o abuso sexual infanto-juvenil, com os olhos sempre atentos para a proteção das vítimas e a punição dos agressores.

.