De acordo com um levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), estima-se que o comércio varejista em Mato Grosso do Sul planeje a contratação de 1.812 profissionais em caráter temporário para dar suporte às vendas durante o período de fim de ano. Este número representa um aumento de 15% em relação ao registrado no ano anterior.
O segmento de hiper e supermercados lidera as previsões, com a expectativa de contratar 859 pessoas, seguido por utilidades domésticas e eletroeletrônicos, que planejam preencher 316 vagas, e vestuário e calçados, com projeção de 290 novas contratações. Livrarias e papelarias também estão na lista, com a estimativa de 137 vagas, enquanto outros setores somam 210 contratações. Esse número total de contratações representa o maior desde o início da série histórica em 2012. No ano anterior, foram registradas 1.573 vagas temporárias, conforme o levantamento da CNC.
A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, destaca que a desaceleração da inflação, aliada ao processo ainda inicial de flexibilização da política monetária, tende a impactar positivamente nas vendas de fim de ano. Esse cenário otimista é visto como uma oportunidade para aqueles que buscam uma vaga temporária como porta de entrada para oportunidades de emprego efetivas.