Neste domingo (8), a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o início de uma operação de repatriação de brasileiros que se encontram na área de conflito em Israel e na Palestina. Um avião KC-30, com capacidade para transportar até 230 passageiros, será despachado ainda hoje a partir de Natal (RN) em direção à Itália, onde aguardará instruções para resgatar cidadãos brasileiros no Oriente Médio e trazê-los de volta ao Brasil.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, informou que a data exata do voo de retorno depende da formação da lista de passageiros que desejam retornar ao Brasil e, consequentemente, da montagem dos detalhes logísticos. Ele também destacou que a coordenação dessa operação está sendo conduzida em colaboração com as embaixadas do Brasil na região.
Essa iniciativa visa assegurar a segurança e o bem-estar dos brasileiros que se encontram em áreas de conflito e que desejam retornar ao seu país de origem. A operação representa um esforço conjunto para garantir que os cidadãos brasileiros afetados pela situação delicada na região do Oriente Médio possam retornar com segurança ao Brasil.