O meteorologista Natálio Abrão fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Campo Grande na terça-feira (26), alertando para um agravamento do calor intenso que tem atingido Mato Grosso do Sul e várias outras regiões do Brasil. Segundo Abrão, as altas temperaturas devem persistir e se intensificar no mês de outubro.
O meteorologista explicou que, após uma análise das condições atuais, as temperaturas no estado e na capital estão muito acima da média histórica dos últimos anos. Ele enfatizou que, embora as atuais temperaturas possam parecer extremas, o pior ainda está por vir. Abrão prevê que entre os dias 10 e 21 de outubro o calor será ainda mais intenso do que o registrado nos últimos dias.
“A meteorologia tem condições de avaliar as temperaturas de uma semana até cerca de 20 dias para a frente, e os índices não apontam para melhora nas condições climáticas para as próximas semanas. Estamos hoje com temperaturas máximas em torno de 37°C em Campo Grande e, em outros municípios, principalmente Sonora, Três Lagoas e Porto Murtinho, ultrapassando 43°C. A sensação térmica em Três Lagoas foi de 19°C e hoje deve ultrapassar. Entre os dias 10 e 21 de outubro, esses valores serão ultrapassados”, alertou o meteorologista.
Natálio Abrão fez um chamado à população, especialmente para os eventos programados no período, como feriados e exposições agrícolas. Ele destacou que a partir do dia 10 de outubro, Campo Grande poderá registrar temperaturas de até 42°C, com sensação térmica de 48°C.
Além das altas temperaturas, o meteorologista também prevê chuvas, que poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e descargas elétricas, aumentando o risco de danos materiais e pessoais.
No entanto, antes do agravamento das altas temperaturas, o tempo dará uma trégua a partir de quarta-feira (27), com a chegada de uma frente oceânica que favorecerá a queda das temperaturas, com mínimas entre 13°C e 16°C na região Sul e Leste do estado, juntamente com a possibilidade de chuvas, tempestades e rajadas de vento, enquanto as máximas continuarão acima de 30°C.