Semana da Pátria em Ladário, MS, contempla diversidade religiosa e fé Afro-Brasileira

0

No dia 4 de setembro, segunda-feira, eventos religiosos marcaram o início da programação da ‘Semana da Pátria’ em Ladário. Um grupo espírita realizou uma apresentação no palco montado na Avenida 14 de Março, na esquina com a Rua Riachuelo, no centro da cidade. Simultaneamente, as religiões de matriz Afro-Brasileira deram início à “Caminhada Encruzilhada da Fé”, inaugurando a Jornada de Fé Afro-Brasileira na mesma avenida, do trecho entre a Rua Rui Barbosa até o palco principal.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara; da Secretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório; e do Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lucas Navarro.

O grupo espírita “Amor e Arte” realizou uma apresentação sobre a vida de Vicente de Paulo, conhecido como o ‘pai dos pobres’, com leituras de trechos e falas que descreviam a trajetória do personagem. Além disso, no palco, Waldomir Aparecido de Carvalho, integrante do Centro Espírita Vicente de Paulo, ministrou uma palestra com o tema “O que é espiritismo”.

Logo após, o primeiro encontro da Jornada de Fé Afro-Brasileira reuniu seguidores na Avenida 14 de Março, entre as ruas Corumbá e Rui Barbosa. Guiados pelo som de músicas típicas entoadas por músicos posicionados no trio elétrico “Águia de Fogo”, os participantes deram início à “Caminhada Encruzilhadas da Fé”.

O senhor Marinho, conhecido no Candomblé como ‘Obaci’ e filho de santo mais velho de Pai Nivaldo, do Palácio de Oxum, destacou a importância da união entre seguidores das religiões de matrizes africanas: “Nós que seguimos as religiões de matrizes africanas temos que nos unir, e essa caminhada proporciona isso. Precisamos mudar a imagem da religião perante a sociedade”.

Enivaldo Sampaio, da Tenda de Umbanda do Cacique Guarais, Arcanjo São Miguel, enfatizou a importância da união e combate à discriminação: “Nós do Candomblé, da Umbanda, somos todos irmãos de fé. Temos que ter o direito de praticar nossa religião e fazer cessar a discriminação contra nós. Para isso, devemos nos unir e quebrar o tabu que nossas religiões enfrentam”.

Lucas Navarro, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, destacou a relevância desse primeiro encontro das religiões de matrizes africanas para a cidade, agradecendo aos participantes por demonstrarem a força de sua fé. “Agradeço a presença de vocês que saíram de suas casas nessa noite, após um dia inteiro de trabalho, e vieram para as ruas manifestar e mostrar a força de sua fé”.

“A importância desse encontro reside no estabelecimento e na manutenção da diversidade religiosa, que deve gerar mais respeito ao ser humano”

No palco principal, representantes religiosos receberam homenagens do Secretário Municipal de Administração, Luciano Jara, que enfatizou a importância da diversidade religiosa e do respeito ao ser humano. “A importância desse encontro reside no estabelecimento e na manutenção da diversidade religiosa, que deve gerar mais respeito ao ser humano”, afirmou Luciano.” A Secretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania, Graciele Zório, também ressaltou o compromisso da Administração Municipal em promover a representatividade e combater a intolerância religiosa. “A atual Administração Municipal não mede esforços para possibilitar a representatividade e acabar com a intolerância religiosa”.

A festa prosseguiu com a animação do grupo de samba Sinhaê, que trouxe alegria aos presentes. A semana da pátria em Ladário se iniciou de forma especial, celebrando a diversidade e a fé de diferentes comunidades religiosas.

.