Na tarde desta terça-feira (15), a primeira reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi presidida pelo deputado estadual Junior Mochi. O encontro conto com a participação do professor Mário Neto Borges e demais membros da Comissão, marcando o início das atividades desta instância legislativa importante.
Durante a reunião, o deputado Mochi defendeu a colaboração e parceria da Comissão com o Governo Estadual, Instituições de Ensino e Universidades, enfatizando o propósito de aprimorar a legislação vigente para posicionar o Mato Grosso do Sul como um estado pioneiro no desenvolvimento científico e tecnológico.
Anteriormente, a temática de ciência, tecnologia e inovação foi criada à Comissão de Educação, Cultura e Desporto. No entanto, dada a crescente proteção do assunto em diversas áreas, especialmente nas políticas públicas e no atendimento à população, Mochi enfatizou a necessidade de conferir maior destaque e atenção ao tema.
“Ao cuidar das necessidades necessárias em nossa legislação estadual e nos alinharmos ao novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, buscamos garantir que o conhecimento seja acessível a todos os cidadãos e possa transformar a vida da população”, afirmou Mochi.
A presença do professor Mário Neto Borges foi destacada pelo deputado estadual, e o objetivo da Comissão é promover o progresso e estabelecer uma legislação moderna e progressista. Mochi enfatizou que o conhecimento precisa ultrapassar as barreiras acadêmicas e beneficiar toda a sociedade, impulsionando o desenvolvimento do estado.
A criação da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação foi oficializada pela Resolução 08/2023, proposta por Junior Mochi e estabelecida em 4 de julho deste ano. O deputado expressou sua satisfação por iniciar os trabalhos da Comissão com uma palestra proferida pelo Professor Mário, ressaltando que esse momento marca o início de uma jornada histórica em prol do avanço científico e tecnológico de Mato Grosso do Sul