Polícia Federal deflagra a Operação Collector para combater o contrabando de cigarros no Mato Grosso do Sul

0

Na manhã desta quarta-feira, 16/8, a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, deflagrou a Operação Coletora no município de Naviraí, com o objetivo de combater os crimes de organização Criminoso e lavagem de dinheiro decorrente do contrabando de cigarros na região do Cone Sul do estado.

A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão, além de 21 ordens de sequestro de bens e suspensão das atividades de seis empresas localizadas nas cidades de Naviraí, Caarapó, Itaquiraí e Mundo Novo.

As investigações realizadas reuniram evidências que apontavam para a atuação de uma organização criminosa que se envolve no contrabando de cigarros. Esta organização contratou um grupo especializado em cobrar dívidas provenientes desse crime. Esse grupo de cobrança atua em diversos estados do país e, após receber o pagamento das dívidas, muitas vezes em forma de grupo de bens como veículos e imóveis, repassa esses ativos para outro criminoso composto por empresários. Estes últimos acompanharam a liquidação dos bens, frequentemente acompanhando a compra e venda de veículos. Todo esse esquema complexo envolve diversos atos de lavagem de dinheiro.

As autoridades estimam que a movimentação financeira do grupo criminoso tenha ultrapassado a marca de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais) ao longo de cinco anos.

.