Na Praça Ary Coelho, em Campo Grande, mais de 400 consumidores foram atendidos durante o Dia D do Renegocia! – Mutirão de Negociação de Dívidas. O evento, que ocorreu na terça-feira (25), contou com a participação dos Procons de todo o país e ofereceu aos consumidores a oportunidade de renegociar suas dívidas em atraso, exceto nos casos de pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
Em tendas instaladas na praça, os consumidores puderam registrar suas propostas de negociação com diversas empresas e instituições. Um dos beneficiados foi o pintor Francisco Vieira, de 57 anos, que compareceu ao evento para negociar seus débitos com a empresa de água e esgoto da capital. Com débitos superiores a R$ 700, Francisco conseguiu acordar um pagamento integral de apenas R$ 200 ou parcelar a dívida em prestações de R$ 50 mensais.
“Sou hipertenso e tenho poucas condições. A gente que é fraco de situação sempre tem que estar correndo atrás dos nossos direitos”, comentou Francisco, satisfeito com a oportunidade de negociar suas dívidas.
Dos 473 atendimentos realizados, 228 consumidores (40,20%) tiveram atendimento prioritário, incluindo idosos e gestantes. Além disso, onze pessoas receberam orientação da Defensoria Pública, sete foram encaminhadas ao Ministério Público, sete receberam orientação das equipes de educação financeira dos Procons estadual e municipal, e seis foram encaminhadas ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Devido à grande procura pelo serviço de renegociação de dívidas, alguns consumidores foram redirecionados para outras unidades de atendimento presencial e a entrega de senhas foi encerrada para garantir a qualidade do serviço prestado à população. Até o momento, já foram abertos e estão em andamento 290 processos de renegociação.
Os interessados em aderir ao Renegocia! têm até o dia 11 de agosto para abrir seu processo de renegociação no Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e no Procon Campo Grande. A ação tem foco nos superendividados, que são aqueles que possuem um nível de endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento. No entanto, todos os consumidores podem recorrer ao serviço, independentemente do valor da dívida e renda, para obter condições especiais de pagamento e aplicação de possíveis descontos.
Para participar, o consumidor precisa comparecer a uma unidade do Procon com seus documentos pessoais e o contrato das dívidas. Caso não tenha o contrato, qualquer documento que comprove o débito, como faturas ou comprovantes de pagamento, pode ser apresentado. A iniciativa busca auxiliar os consumidores a regularizarem suas dívidas e retomarem o equilíbrio financeiro.
Fotos: Álvaro Rezende